Sobre

A III Fase do Projeto de Monitoração de Propagandas de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária, é uma parceria entre a USP e a ANVISA, trabalho também desenvolvido em parceria com outras 17 instituições de ensino.

A monitoração da propaganda destes produtos já se mostra um elemento essencial para promover o uso racional de medicamentos. É um grande indicador das irregularidades cometidas pelos produtos durante a sua comercialização, inclusive auxiliando na detecção de produtos falsificados e sem registro.

O Projeto conta com a participação direta de diferentes cursos (Farmácia, Medicina, Odontologia ou Enfermagem, Comunicação Social, Pedagogia, Direito e Nutrição) para difundir o conhecimento, o debate ético do exercício profissional de todas as áreas e movimentar a produção acadêmica, com conseqüente ampliação do controle social e exercício da cidadania, contando com ações de educação, informação e divulgação que sensibilizam não apenas a comunidade acadêmica, mas toda a sociedade, profissionais de saúde e de vigilância sanitária e desenvolvem o pensamento crítico e a reflexão ética, minimizando os riscos de propagandas abusivas/enganosas.

Destacam-se entre as mais importantes ações do Projeto:

  • Captação descentralizada e ampliada da propaganda de produtos sujeitos à vigilância sanitária, com amostragens em drogarias, consultórios médicos, odontológicos, nutricionais, fisioterápicos, além de congressos, revistas de público leigo, revistas de público especializado, rádios AM e FM e televisão;
  • Análise das peças publicitárias segundo formulários padronizados pela ANVISA de acordo com a RDC nº 102/00, e encaminhamento das peças e pareceres ao GPROP;
  • Envolvimento multidisciplinar, com a participação direta de diferentes cursos (Farmácia, Medicina, Odontologia, Comunicação e Direito);
  • Execução de ações de educação, informação e divulgação voltadas à comunidade acadêmica, profissionais de saúde e de vigilância sanitária, e à sociedade como um todo.
  • Auxílio na atualização da legislação sanitária de propaganda;

Saiba mais sobre o Projeto na página da Anvisa.