Publicado por: gprop | abril 28, 2008

Dieta e Anemia

A desnutrição atualmente atinge mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo e sua causa pode ser decorrente da deficiência ou ausência de qualquer nutriente, sendo que sua instalação e gravidade dependem da causa, intensidade e duração da carência. Pode ser causada, primariamente, por dieta inadequada ou, secundariamente, por deficiência na absorção e, ou ingestão deficiente, por um aumento da utilização ou ainda, excreção excessiva de nutrientes. A desnutrição por si só pode acarretar em anemia, a qual nem sempre está associada à deficiências multivitamínicas e minerais.

Dentre as anemias por deficiências de minerais, a deficiência de ferro é mais prevalente. Estima-se que ao menos 700 milhões de pessoas no mundo tenham anemia por deficiência de ferro. A anemia por deficiência de ferro está presente em 36% da população de países em desenvolvimento e em aproximadamente 8% da população de países desenvolvidos. A deficiência na ingestão de ácido fólico e/ou vitamina B12 também deve ser considerada como outra causa importante no surgimento de um quadro anêmico, estando entre as principais causas de anemia relacionadas às deficiências vitamínicas. Em relação ao ácido fólico o quadro anêmico pode surgir devido à ingestão de uma dieta pobre em quantidade dessa vitamina e não devido à redução da ingestão de um determinado grupo de alimentos.

A dieta apresenta um importante papel na redução do risco da ocorrência de anemia. As principais fontes de ferro da dieta são as de origem animal, como carne bovina. Dentre os vegetais, destacam-se o feijão, o espinafre, a couve e a beterraba. O ácido fólico é encontrado praticamente em todos os tipos de alimentos: hortaliças, produtos lácteos, aves, carnes bovina, frutos-do-mar, frutas, grãos, cereais e frutos secos — noz, avelã etc. O ácido fólico está presente em alta concentração em alimentos como espinafre, lima, fígado, feijão, brócolis, amendoim e couve-de-bruxelas. Alimentos de origem animal são a principal fonte de vitamina B12, como carnes, peixes, produtos lácteos e ovos.

Apesar das anemias carências, principalmente aquelas relacionadas à deficiência de minerais e vitaminas, serem as de maior prevalência estas não são as únicas causas que podem levar a um quadro de anemia. Visto isso, uma vez diagnosticado o quadro anêmico, deve ser avaliada a exata causa dessa doença para a realização da correta terapia. Isso implica que a anemia não deve ser tratada indiscriminadamente com suplementos vitamínicos e minerais antes da caracterização da real causa dessa doença.

Marcelo Macedo Rogero 1

Ricardo A. Fock 2

Primavera Borelli 2

1. Pós-Doutorando pelo Depto. de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo.

2. Professores da disciplina de Hematologia Clínica, Depto. de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo.


Deixe um comentário

Categorias